É possível fazer pão sem sovar que fica bem fofinho: Quem não ama um pão fresquinho e fofinho saindo do forno? Melhor ainda se for um pãozinho caseiro, feito com amor e sem precisar sovar a massa. Se você é daquelas mulheres que adoram colocar a mão na massa, mas não têm muito tempo ou paciência para o processo tradicional de sovar, temos uma ótima notícia: o pão sem sovar veio para facilitar a sua vida!
A técnica do pão sem sovar tem conquistado cada vez mais adeptas na cozinha, principalmente entre aquelas que não têm muita experiência com a panificação. Afinal, quem disse que para fazer um pão delicioso é preciso ficar horas e horas sovando a massa? Com essa técnica, você economiza tempo e esforço, mas não perde em sabor e qualidade. E o melhor de tudo é que o pão sem sovar cresce bastante e fica extremamente fofinho, pronto para ser devorado com um delicioso café da tarde.
Então, se você está em busca de uma receita prática, saborosa e que vai surpreender a todos, experimente fazer um pão sem sovar. Com ingredientes simples e um passo a passo descomplicado, você terá um pão caseiro fresquinho em poucas horas. Afinal, nada melhor do que saborear um pão macio e quentinho, feito por você mesma, sem precisar gastar energia extra na hora de sovar. Com o pão sem sovar, você terá mais tempo para curtir a família, os amigos e, é claro, saborear essa delícia que vai conquistar o seu paladar.
Ingredientes
- 1 ovo
- 4 colheres(sopa) de óleo
- 3 colheres(sopa) de açúcar
- 1 colher(chá) de sal
- 3 xícaras(chá) de farinha de trigo + 1 colher de sopa
- 250 ml de leite morno
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 1 gema + 1 colher(sopa) de leite para pincelar
Como fazer Pão sem sovar
- Numa tigela coloque o leite morno, o açúcar, o fermento biológico seco, mexa bem para dissolver bem os ingredientes.
- Adicione o óleo, o ovo misture bem para homogeneizar. Adicione a farinha de trigo, aos poucos, o sal, e misture bem a cada adição com uma colher de pau.
- O ponto correto é de uma massa que não gruda por fora mas por dentro está bem pegajosa. Não adicione mais farinha na massa, pois essa não é massa para sovar.
- Cubra com um pano e deixe a massa dobrar de volume. Depois desse tempo, disponha a massa numa bancada levemente enfarinhada e pressione bem para retirar o ar.
- Pegue uma porção de massa, do tamanho que preferir, abra com um rolo, e enrole como rocambole. Repita o processo com o restante da massa.
- Disponha os pães modelados numa forma retangular untada e enfarinhada. Cubra com um pano e deixe crescer novamente.
- Dica para crescer mais rápido: Disponha a assadeira com os pães na grade superior do fogão “desligado” e na grade inferior coloque uma forma com água quente e feche o forno. Esse processo irá acelerar o crescimento.
- Depois de dobrar de volume, pincele com a gema+leite e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35-40 minutos.
- Retire do forno, deixe amornar e se delicie com esse lindo pão caseiro!
Porque esse Pão sem sovar cresce tanto e fica fofinho:
O segredo por trás do crescimento impressionante e da textura fofinha do pão sem sovar está na forma como a massa é trabalhada. Ao contrário do método tradicional de sovar, onde é necessário aplicar força física para desenvolver o glúten da massa, o pão sem sovar utiliza uma técnica chamada de autólise.
A autólise é um processo em que a farinha e a água são misturadas e deixadas em repouso por um período de tempo. Isso permite que as enzimas naturais presentes na farinha quebrem as proteínas do glúten, tornando-as mais flexíveis e elásticas. Esse relaxamento do glúten facilita o crescimento da massa durante a fermentação, resultando em um pão mais leve e macio.