Anúncio

FAÇA O SEU PÃO FRANCÊS EM CASA IGUAL DA PADARIA!

INSTRUÇÕES:

  1. Na tigela grande da batedeira com batedeira, misture a água com açúcar e o fermento.
  2. Se estiver usando fermento seco ativo, deixe a mistura borbulhar e espumar antes de continuar (isso pode levar de 3 a 5 minutos).
  3. Se usar fermento instantâneo, prossiga com a receita (não há necessidade de deixar o fermento ativar).
  4. Adicione o sal, óleo e 3 xícaras de farinha e misture.
  5. Adicione 2 1/2 a 3 xícaras de farinha aos poucos.
  6. A massa deve passar pelas laterais da tigela e formar uma bola macia que não deixe muitos resíduos de massa nos dedos.
  7. Sove por 2-3 minutos até obter uma massa lisa.
  8. Se a massa começar a grudar nas laterais da tigela (ou na coluna central, se estiver usando uma Bosch ou outra batedeira com centro), adicione 1/4 de xícara de farinha de cada vez até que se forme uma bola de massa forte, mas macia.
  9. Método de Levantamento 1: Deixe a massa na batedeira, cubra com uma tampa ou toalha e deixe a massa descansar por 10 minutos. Mexa ligando a batedeira por cerca de 10 segundos. Repita o ciclo “descanse e mexa” mais cinco vezes.
  10. Método de crescimento 2: em vez de deixar a massa descansar por 10 minutos jorrando e mexendo, transfira a massa para uma tigela levemente untada e cubra com uma toalha ou filme plástico untado. Deixe a massa crescer até dobrar de tamanho, cerca de uma hora ou mais, dependendo do calor da sua cozinha.
  11. Vire a massa sobre uma superfície levemente untada e divida ao meio. Pat cada seção em um retângulo grosso, 9X13 polegadas ou próximo (não precisa ser exato). Enrole a massa começando pela borda longa, pressionando para fora quaisquer bolhas de ar ou costuras com a palma da mão e aperte a borda para selar. Disponha o lado da emenda para baixo em uma assadeira grande forrada com papel manteiga (eu uso assadeiras separadas para cada pão). Você pode fazer vários cortes na parte superior do pão agora ou esperar até que ele cresça (para evitar o risco do pão murchar, especialmente se você não tiver uma navalha ou faca muito afiada, corte agora – veja as fotos acima em a postagem para um visual).
  12. Cubra com filme plástico untado ou um pano de prato e deixe os pães crescerem até ficarem visivelmente inchados e quase dobrarem de tamanho, cerca de uma hora.
  13. Pré-aqueça o forno a 375 graus F e certifique-se de que a grade do forno esteja na posição central. Se ainda não o fez, com uma faca bem afiada ou coxo de padeiro, faça vários cortes em ângulo na parte superior de cada pão (veja as fotos acima no post para uma imagem).
  14. Opcional: coloque a assadeira no forno quente e imediatamente jogue 3-4 cubos de gelo no fundo do forno (isso dá uma crosta crocante deliciosa e clássica do pão francês). Feche a porta do forno rapidamente.
  15. Asse por 25-30 minutos até dourar e assar. Retire do forno e regue com manteiga derretida (opcional, mas delicioso). Repita com o 2º pão (ou se tiver configuração de convecção, os pães podem assar ao mesmo tempo, basta girar as assadeiras na metade do cozimento).
  16. NOTAS
  17. Gelo : consulte o manual do seu forno para obter detalhes ou cuidado ao colocar gelo / água no fundo do fundo do forno – Nunca tive um problema, mas cada um deve fazer sua própria pesquisa e usar seu próprio bom senso (também tome cuidado para não jogue os cubos de gelo na porta de vidro do forno, pois podem rachar).
  18. Farinha : como acontece com todas as massas de fermento, eu nunca uso a quantidade de farinha indicada na receita como uma regra rígida e rápida (a menos que uma medida de peso seja fornecida e então eu retiro minha balança de cozinha). Como a umidade, temperatura, altitude e uma infinidade de outros fatores podem afetar a quantidade de farinha que você precisa em suas massas de fermento, eu sempre julgo quando parar de adicionar farinha pela textura e aparência da massa em vez de quanta farinha eu tenho adicionado em comparação com a receita. Este tutorial sobre fermento pode ajudar a identificar como uma massa perfeitamente enfarinhada deve ser.
  19. Farinha de trigo integral : também, costumo usar metade a 3/4 de farinha de trigo integral branca finamente moída com bons resultados – e às vezes fico louco e uso farinha de trigo 100% integral (sempre trigo branco finamente moído), mas o pão é um pouco mais denso com farinha de trigo 100% integral. Se usar parte ou toda a farinha de trigo integral, acrescente alguns minutos ao tempo de amassamento para ajudar a desenvolver o glúten (adicionar algumas colheres de sopa de farinha de glúten também pode ajudar o pão de trigo integral a ficar leve e fofo).
  20. A receita original : chamada para 1 colher de sopa de sal; ao longo dos anos, diminuí esse valor apenas ligeiramente, mas você pode usar o valor total. Se não tiver batedeira, esta massa pode ser feita à mão com uma tigela grande e uma colher de pau, à moda antiga!
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio