Você já conhece o Maria vai com as outras? Esse é um bolinho feito com massa de pão, recheado com carne moída e frito até ficar dourado e crocante. É uma receita típica da culinária mineira, que leva esse nome curioso por causa de uma lenda. Neste artigo, vou te contar a origem do nome, te ensinar a fazer a receita completa e te dar algumas dicas para deixar o bolinho ainda mais gostoso. Vamos lá?
O que é Maria vai com as outras e qual a sua origem?
Maria vai com as outras é um bolinho salgado, feito com massa de pão, recheado com carne moída temperada e frito em óleo quente. Ele tem um formato ovalado e achatado, e fica com uma casquinha crocante por fora e um recheio macio por dentro. É uma receita tradicional da culinária mineira, que costuma ser servida como petisco ou acompanhamento.
O nome do bolinho tem uma história interessante. Segundo uma lenda, havia uma mulher chamada Maria que morava em uma cidade do interior de Minas Gerais. Ela era muito indecisa e sempre seguia a opinião dos outros, sem ter personalidade própria. Por isso, ela era conhecida como Maria vai com as outras.
Um dia, ela foi convidada para um casamento na cidade vizinha. Ela não sabia o que levar de presente para os noivos, então resolveu seguir o que as outras mulheres da cidade estavam fazendo: elas levaram bolinhos de carne moída enrolados em massa de pão, que eram muito populares na região.
Maria fez os mesmos bolinhos, mas na hora de enrolar a massa, ela não sabia como fazer. Ela viu que as outras mulheres faziam bolinhas redondas, então ela fez o mesmo. Mas quando ela foi fritar os bolinhos, eles se espalharam na panela e ficaram ovais e achatados.
Ela ficou envergonhada com o resultado, mas não teve tempo de fazer outro presente. Ela levou os bolinhos assim mesmo para o casamento, esperando que ninguém percebesse.
Mas para sua surpresa, os bolinhos fizeram o maior sucesso na festa. Todos acharam que eles eram diferentes e deliciosos, e queriam saber quem tinha feito. Maria ficou famosa por causa dos seus bolinhos, que passaram a ser chamados de Maria vai com as outras.
Como fazer Maria vai com as outras?
Para fazer Maria vai com as outras, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 1 kg de massa de pão pronta
- Óleo para fritar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, refogue a carne moída com a cebola e o alho, mexendo até que esteja cozida e soltinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Adicione a salsinha e misture bem. Reserve.
- Abra a massa de pão em uma superfície enfarinhada, formando um retângulo fino. Corte em quadrados de cerca de 10 cm de lado.
- Coloque uma colher (sopa) do recheio de carne no centro de cada quadrado. Dobre as pontas da massa sobre o recheio, formando uma trouxinha. Aperte bem as bordas para fechar.
- Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira funda, em fogo médio-alto. Frite os bolinhos aos poucos, até que estejam dourados e crocantes por todos os lados. Escorra em papel toalha.
- Sirva os bolinhos quentes ou frios, acompanhados de molho de pimenta ou outro molho de sua preferência.
Quais são as dicas para fazer Maria vai com as outras?
Agora que você já sabe como fazer Maria vai com as outras, confira as dicas que vão te ajudar a conseguir o melhor resultado possível:
- Use carne moída magra: isso vai evitar que o recheio fique gorduroso ou encharcado. Você pode usar carne bovina, suína ou de frango, conforme o seu gosto.
- Use massa de pão pronta: isso vai facilitar o seu trabalho e garantir que a massa fique macia e elástica. Você pode encontrar a massa de pão pronta em padarias ou supermercados, ou fazer a sua própria massa em casa, seguindo uma receita simples.
- Não encha demais os bolinhos: isso vai evitar que o recheio vaze ou que a massa se abra na hora da fritura. Coloque apenas uma colher (sopa) do recheio em cada quadrado de massa, e feche bem as bordas, apertando com os dedos ou com um garfo.
- Frite em óleo quente: isso vai garantir que os bolinhos fiquem dourados e crocantes por fora e cozidos por dentro. O óleo deve estar a uma temperatura de cerca de 180°C. Você pode usar um termômetro para medir ou colocar um pedaço de pão no óleo para ver se ele fica dourado em 30 segundos.
Quais são as dúvidas comuns sobre Maria vai com as outras?
Algumas dúvidas que podem surgir na hora de fazer Maria vai com as outras são:
- Posso usar outro tipo de recheio? Sim, você pode usar outro tipo de recheio, como queijo, presunto, frango desfiado, palmito, legumes ou o que mais gostar. O importante é que o recheio seja firme e não muito úmido, para não vazar ou se misturar com a massa.
- Posso fazer Maria vai com as outras no forno? Sim, você pode fazer Maria vai com as outras no forno, sem precisar fritar. O processo é o mesmo, mas você deve untar uma assadeira com óleo ou spray antiaderente e levar os bolinhos ao forno preaquecido a 200°C por cerca de 20 minutos, ou até que estejam dourados e crocantes.
- Posso congelar Maria vai com as outras? Sim, você pode congelar Maria vai com as outras depois de modelados e antes de fritos. Coloque-os em um recipiente fechado ou em um saco plástico e leve ao freezer por até 3 meses. Na hora de preparar, basta fritá-los ainda congelados, sem descongelar, até que estejam dourados e crocantes.
Conclusão
Fazer Maria vai com as outras é muito fácil e rápido, mas requer alguns cuidados e truques. Seguindo as dicas que eu te dei neste artigo, você vai conseguir fazer Maria vai com as outras deliciosos, que vão impressionar a todos. Experimente e me conte como ficou! E se você tiver alguma outra dica ou dúvida sobre Maria vai com as outras, deixe um comentário abaixo. Eu vou adorar saber a sua opinião e te ajudar!