Tomar um chá com propriedades calmantes e digestivas como boldo, erva-doce, hortelã e macela, é uma boa solução caseira para combater os gases, a má digestão, que causa sensação de barriga inchada, arrotos frequentes e até mesmo dor de cabeça.
Esses chás devem ser preparados imediatamente antes de serem ingeridos para que tenha efeito mais rápido e não deve ser adoçado porque o açúcar e o mel podem fermentar e dificultar a digestão.
1. Chá de boldo
O chá de boldo é uma excelente forma de aliviar a má digestão após refeições muito grandes ou cheias de gordura, pois o boldo é uma planta medicinal que estimula o fígado a metabolizar as gorduras, tornando-as menores e mais fáceis de serem digeridas, aliviando os sintomas de indigestão.
- 10 g de folhas de boldo;
- 500 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de boldo na água fervente, tampar e deixar repousar durante cerca de 10 minutos. Coar e beber quando surgem os sintomas ou 10 minutos após as refeições para evitar o surgimento de sintomas de má digestão.
2. Chá de erva-doce
A erva-doce é uma planta que possui propriedades que estimulam a produção as enzimas digestivas, ajudando na digestão e aliviando sintomas de estufamento, desconforto na barriga ou arrotos frequentes, por exemplo.
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de erva-doce;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar a colher de erva-doce na xícara de água fervente, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Beber após as refeições quando surgem os sintomas de má-digestão.
3. Chá de hortelã-pimenta
O chã de hortelã-pimenta possui ação digestiva e anti-espasmódica, melhorando o processo digestivo e aliviando as cólicas que podem surgir devido ao acúmulo de gases intestinais.
Ingredientes:
- 1 colher (de sobremesa) de folhas de Hortelã-pimenta;
- 100 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de hortelã-pimenta na água fervente. Tampar e deixar repousar durante 10 minutos e depois coar a mistura. Beber antes das refeições e 10 minutos após, para evitar ou aliviar o surgimento de sintomas.
4. Chá de tomilho e poejo
Um bom chá para má digestão é o de tomilho com poejo. Este remédio caseiro para má digestão é eficaz porque estas plantas medicinais possuem propriedades que auxiliam a digestão dos alimentos, alcançando ótimos resultados em pouco tempo.
Ingredientes:
- 1 xícara de água fervente;
- 1 colher de tomilho;
- 1 colher (chá) de poejo;
- 1/2 colher (chá) de mel.
Modo de preparo:
Adicionar o tomilho e o poejo à xícara de água fervente. Tampar e deixar descansar por cerca de 3 a 5 minutos. A seguir coar e beber 1 xícara deste chá sempre que os sintomas de má digestão estiverem presentes.
5. Chá de macela
Um excelente tratamento caseiro para má digestão é tomar o chá de macela diariamente porque ele possui propriedades calmantes e digestivas que são eficazes no combate a indigestão.
Ingredientes:
- 10 g de flores de macela;
- 1 colher de sopa de erva-doce;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Para preparar este remédio caseiro basta adicionar as flores de macela à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir. Para o tratamento é recomendado tomar este chá de 3 a 4 vezes ao dia.
6. Chá verde com hortelã
O chá verde com hortelã é uma ótima solução caseira para auxiliar a digestão porque ele estimula a produção de ácidos estomacais sendo uma ótima opção de remédio caseiro para quem está sentindo o estômago cheio e sofre com arrotos frequentes.
Ingredientes:
- 1 colher (chá) de folhas secas de hortelã;
- 1 xícara de água fervente;
- 1 colher (chá) de folhas de chá verde.
Modo de preparo:
Adicionar as folhas de hortelã e de chá verde na xícara com água fervente, tapar e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Filtrar e beber a seguir, sem adoçar porque o açúcar dificulta a digestão.
7. Chá de ervas
Um bom chá para melhorar a digestão é o chá de erva-doce com espinheira santa e boldo porque eles possuem propriedades que ajudam na digestão dos alimentos e limpam o fígado, tendo efeito rapidamente.
Ingredientes
- 1 litro de água;
- 10 g de folhas de boldo;
- 10 g de folhas de espinheira santa;
- 10 g de sementes de erva-doce.
Modo de preparo:
Ferver a água, tirar do fogo e depois adicionar as ervas. Tampar a panela, ou chaleira, deixar descansando por 10 minutos e coar. Beber 1 xícara deste chá até 4 vezes ao dia.
Além de tomar este chá é importante saber combinar bem os alimentos entre si, porque o consumo de alimentos ricos em fibras e de alimentos ricos em gordura numa mesma refeição é uma das principais causas da má digestão. Uma boa dica é quando fizer uma refeição “pesada”, como feijoada ou churrasco, por exemplo, ingerir uma pequena quantidade de alimentos e na sobremesa preferir uma fruta ao invés de um doce.