Anúncio

3 Dicas para Fazer um Canudinho de Atum com Maionese Delicioso e Prático

Você está procurando uma receita fácil, rápida e saborosa para servir em uma festa, um lanche ou um aperitivo? Então você vai adorar o canudinho de atum com maionese, uma opção que agrada a todos os paladares e que é muito simples de fazer. Você só precisa de alguns ingredientes básicos, como massa de pastel, atum, maionese e temperos, e de uma forma de canudo para modelar os salgadinhos.

Anúncio

Neste artigo, você vai aprender como fazer um canudinho de atum com maionese delicioso e prático, seguindo algumas dicas simples e práticas. Você vai ver que é possível preparar essa delícia em casa, sem precisar de muitos utensílios ou habilidades culinárias. Além disso, você vai descobrir a origem e a curiosidade desse salgado, que tem uma história antiga e interessante. Ficou com vontade de experimentar? Então continue lendo!

O que é o canudinho de atum com maionese?

O canudinho de atum com maionese é um salgado feito com uma massa fina e crocante, recheada com uma mistura cremosa de atum e maionese. A massa é cortada em tiras, enrolada em uma forma de canudo e frita em óleo quente até ficar dourada e crocante. O recheio é feito com atum em lata, maionese e temperos a gosto, como cebola, salsinha, sal e pimenta.

Anúncio

O canudinho de atum com maionese tem um formato cilíndrico e oco, que lembra um canudo de refrigerante. Ele pode ser servido quente ou frio, acompanhado de molhos, como mostarda, ketchup ou catchup. Ele é ideal para servir em festas, lanches ou como aperitivo, pois é fácil de comer com as mãos e tem um sabor delicioso.

Como fazer um canudinho de atum com maionese delicioso e prático?

Fazer um canudinho de atum com maionese delicioso e prático não é difícil, mas requer alguns cuidados para que ele fique no ponto certo e com um sabor incrível. Veja a seguir os ingredientes e o modo de preparo:

Anúncio

Ingredientes

Para a massa:

  • 500 g de massa de pastel
  • Óleo para fritar

Para o recheio:

  • 2 latas (170 g cada) de atum sólido em óleo
  • 1/2 xícara (chá) de maionese
  • 1/4 de xícara (chá) de cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture o atum escorrido, a maionese, a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta. Reserve na geladeira até a hora de usar.
  2. Corte a massa de pastel em tiras de cerca de 2 cm de largura.
  3. Enrole cada tira em uma forma de canudo metálica, deixando as pontas da massa para fora da forma.
  4. Frite os canudinhos em óleo quente, aos poucos, até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel absorvente.
  5. Retire os canudinhos das formas com cuidado, usando uma luva ou um pano para não se queimar.
  6. Recheie os canudinhos com a mistura de atum e maionese, usando uma colher ou um saco de confeitar.
  7. Sirva os canudinhos quentes ou frios, acompanhados dos molhos de sua preferência.

Qual é a origem do canudinho de atum com maionese?

O canudinho de atum com maionese é uma adaptação brasileira do cannoli siciliano, uma sobremesa típica da Itália. O cannoli é feito com uma massa frita em forma de tubo, recheada com um creme de ricota e frutas cristalizadas. Ele tem origem na Sicília, uma ilha no sul da Itália, onde é considerado um símbolo da cultura e da gastronomia local.

O cannoli chegou ao Brasil no século XX, trazido pelos imigrantes italianos. Aqui, ele sofreu algumas adaptações, como a substituição do creme de ricota por outros recheios, como chocolate, doce de leite ou creme de baunilha. O canudinho de atum com maionese surgiu como uma versão salgada do cannoli, usando uma massa de pastel e um recheio de atum e maionese.

Anúncio

O canudinho de atum com maionese se tornou um dos salgados mais populares do Brasil, sendo encontrado em padarias, lanchonetes e festas. Ele também é conhecido por outros nomes em algumas regiões do país, como “canudo”, “canole” ou “rolinho”.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o canudinho de atum com maionese?

O canudinho de atum com maionese é um salgado simples, mas que pode gerar algumas dúvidas na hora de fazer. Por isso, separamos algumas perguntas e respostas que podem te ajudar a tirar o melhor proveito dessa receita. Veja:

  • Posso usar outro tipo de massa?
    Sim, você pode usar outro tipo de massa para fazer o canudinho de atum com maionese, como a massa folhada ou a massa de pastelão. No entanto, o resultado pode ficar diferente do tradicional, tanto no sabor quanto na textura. A massa folhada pode ficar mais fofa e aerada, e a massa de pastelão pode ficar mais grossa e pesada.
  • Posso usar outro tipo de recheio?
    Sim, você pode usar outro tipo de recheio para fazer o canudinho de atum com maionese, como frango, queijo, presunto, palmito ou legumes. Você também pode misturar dois ou mais ingredientes para fazer um recheio mais rico e saboroso. O importante é que o recheio esteja bem temperado e cremoso, para não secar ou vazar da massa.
  • Posso assar o canudinho?
    Sim, você pode assar o canudinho em vez de fritar, se quiser uma opção mais saudável e menos calórica. Nesse caso, você deve pincelar os canudinhos com gema de ovo ou manteiga derretida antes de levar ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos ou até dourar.
  • Posso congelar o canudinho?
    Sim, você pode congelar o canudinho por até 3 meses, em um recipiente fechado ou em saquinhos plásticos. Para descongelar, basta assar os canudinhos congelados em forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Não é recomendado descongelar antes de assar, pois a massa pode ficar mole e se desmanchar.

Conclusão

O canudinho de atum com maionese é um salgado delicioso e prático, que vai agradar a todos os gostos. Você só precisa de alguns ingredientes básicos para fazer a massa e o recheio, e de uma forma de canudo para modelar os salgadinhos. Você pode servir os canudinhos quentes ou frios, acompanhados de molhos ou saladas.

Além de aprender como fazer um canudinho de atum com maionese delicioso e prático, você também conheceu um pouco da origem e da curiosidade desse salgado, que tem uma origem italiana e uma adaptação brasileira. Agora você tem mais uma opção para variar o seu cardápio e surpreender seus convidados.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe sua opinião sincera abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa sobre esse assunto. Até a próxima!

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio