É uma doença crônica, sendo que o tratamento, geralmente, é feito com remédios prescritos pelo reumatologista ou neurologista e acompanhamento com fisioterapeutas
- A fibromialgia é uma doença reumática, ou seja, afeta o aparelho locomotor de uma pessoa que inclui ligamentos, músculos, articulações, tendões, etc. Infelizmente não existe um tratamento rápido, e nem uma cura de curto prazo. Quando ela se manifesta, tem duração de pelo menos 3 meses, existem pacientes sofrendo com essa condição por anos ou mesmo pela vida inteira.
- Essa doença surge sem motivo aparente e de repente, causando dor intensa em uma ou mais regiões do corpo. As pessoas mais afetadas são aquelas de qualquer faixa etária, sendo mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos. No Brasil, os estudos apontam que cerca de 4 milhões de pessoas sofrem da doença e a maioria deles são mulheres, apresentando em média, 8 de cada 10 casos diagnosticados.
Quais são os sintomas de fibromialgia?
Além da dor aguda e constante, a fibromialgia acaba comprometendo consideravelmente a qualidade de vida do paciente, afetando-o não apenas fisicamente, mas também mentalmente e emocionalmente. As dores intensas envolvem por todo corpo, entre as localizações mais comuns estão : pescoço, ombros e outros pontos de articulação, como cotovelos, punhos e joelhos.
- Insônia, dificuldade em dormir e ausência de sono reparador;
- Fadiga extrema e constante sensação de cansaço;
- Problemas de memória e atenção;
- Dores e espasmos musculares;
- Problemas no sistema digestivo tendo como exemplo, constipação e gases excessivos;
- Formigamentos e sensibilidade aguda em mãos e pés;
- Quadros de ansiedade, depressão, mudanças súbitas de humor e nervosismo
Observação: a dor intensa e prolongada pode levar o indivíduo à depressão, agravando muito mais a situação e impedindo que ele consiga levar uma vida normal.
Causas ⇒ como muitas outras das doenças reumatológicas, a fibromialgia não tem suas causas e nem algo científico que podem ser esclarecidos. A pessoa fica super mais sensibilidade à dor e isso está relacionado com o centro de dor no sistema nervoso. Isso faz com que qualquer estímulo de nervos, medula e cérebro, se tornam dolorosos sendo assim mais intenso.
Tratamento ⇒ é de forma multidisciplinar, que inclui medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens. A fisioterapia para fibromialgia pode ser realizada de 2 a 4x por semana: exercícios de alongamento, hidroterapia, aparelhos de eletroterapia e também pilates.
É importante sempre ressaltar que vá em busca a um profissional da saúde, fazer acompanhamento e ajudando nesse processo, quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais rápido será a resposta do corpo de forma que as dores cessem.